Vozes jovens ocupam espaço no Congresso

Press Releases

8 de Setembro, 2025
Jovens impulsionam mudanças em suas comunidades na área de saúde mental
Ana Beatriz Araújo, integrante do Juntô Jovem, co-mediou um painel durante a celebração no Congresso dedicada à saúde mental da juventude

Brasília – Os jovens têm capacidade de promover transformações profundas em suas comunidades. Quando têm oportunidade, podem exercer papel ativo nos debates sobre os temas que mais impactam suas vidas. Essa foi a principal mensagem das discussões realizadas em 12 de agosto na Câmara dos Deputados, durante o Dia Internacional da Juventude, organizadas pelo Global Center da Stavros Niarchos Foundation (SNF) para a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes no Child Mind Institute, por meio da iniciativa local Juntô, em parceria com a Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental, a Secretaria da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude da Câmara dos Deputados e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

A primeira mesa-redonda do evento, “A Política Nacional de Juventude em Diálogo com o Parlamento”, analisou a legislação vigente sobre juventude no Brasil e a interseção entre saúde mental, inclusão e sustentabilidade ambiental. A sessão de encerramento, intitulada “Saúde Mental da Juventude em Perspectiva”, reuniu jovens defensores, profissionais de saúde e lideranças comunitárias, com foco em iniciativas conduzidas por jovens no campo da saúde mental.

“Os jovens podem e devem ter assento na mesa de tomada de decisões. E, para que nossa contribuição seja significativa, é preciso ouvir quem está na linha de frente; precisamos ser ousados o suficiente para reivindicar nosso espaço e humildes o bastante para reconhecer que nós, jovens, sempre podemos aprender mais”, afirmou Ana Beatriz Araújo, do conselho Juntô Jovem, que moderou a mesa-redonda sobre o papel do bem-estar mental na política nacional de juventude. Em sua fala, destacou que, apesar dos desafios, a juventude continua a abrir novos caminhos para a transformação.

O Juntô Jovem, vinculado ao Global Center da SNF, é um grupo de jovens brasileiros defensores da causa, representando todas as regiões do país. Seu foco está em ação comunitária, diálogo, incidência política e pesquisa, com o objetivo de inspirar a atuação governamental e a mudança de comportamento.

“O que me move é a busca por maneiras de proteger melhor a saúde mental de crianças e jovens do Brasil. Nosso conselho traz estudantes de escolas públicas de todas as regiões do país para dentro das discussões políticas, levando a sala de aula para o Congresso e vendo ideias lideradas pela juventude inspirarem mudanças reais”, disse Araújo.

“Jovens com transtornos de saúde mental devem receber a mesma atenção que aqueles com câncer — saúde mental não é frescura”, afirmou a deputada Tabata Amaral, ressaltando a necessidade urgente de mais psicólogos nas escolas e de maior equidade no acesso ao cuidado.

Dois artigos importantes publicados na Stanford Social Innovation Review Brasil também foram lançados durante o evento. O primeiro foi produzido pelo IEPS e o segundo, coassinado por especialistas do Global Center da SNF no Child Mind Institute, trazendo novas evidências sobre como apoiar melhor a saúde mental de crianças e adolescentes no ambiente escolar. A equipe de especialistas inclui Giovanni Abrahão Salum, MD, PhD (vice-presidente sênior de Programas Globais), Carolina Martins Costa, MS (gerente nacional do Brasil), Julia Schäfer, PhD (gerente de Programas de Intervenções Clínicas e Psicossociais) e Caio Casella (analista de dados clínicos).

Eduardo Vasconcelos, diretor de Engajamento Juvenil do Global Center, destacou o “boom da produção científica em saúde mental desde 2010”, mas apontou que os dados ainda não são produzidos com participação da juventude. Ele insistiu: “É necessário incorporar as vozes dos jovens no processo de produção científica sobre saúde mental.”

Sobre o Global Center da Stavros Niarchos Foundation (SNF) para a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes no Child Mind Institute

O Global Center reúne a expertise do Child Mind Institute, organização independente sem fins lucrativos líder em saúde mental infantil, e o profundo compromisso da Stavros Niarchos Foundation (SNF) em apoiar projetos colaborativos para ampliar o acesso a cuidados de saúde de qualidade em todo o mundo. O Global Center constrói parcerias para impulsionar avanços em áreas pouco pesquisadas da saúde mental de crianças e adolescentes e expandir o acesso a capacitação, recursos e tratamentos culturalmente adaptados em países de renda baixa e média. Esse trabalho é conduzido pelo Child Mind Institute com apoio da SNF por meio de sua Global Health Initiative (GHI).

Sobre o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) é uma organização sem fins lucrativos que busca contribuir para a melhoria das políticas públicas de saúde no Brasil.

Sobre o Juntô

O Juntô – Iniciativa Brasileira para a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes é dedicado a fortalecer os sistemas de saúde mental voltados para a população infanto-juvenil e a melhorar resultados por meio de capacitação, ampliação do acesso ao cuidado e soluções baseadas em evidências. A iniciativa lidera e apoia parcerias interculturais e promove soluções conduzidas pelos próprios jovens. O Juntô conta com o apoio da Stavros Niarchos Foundation (SNF), no âmbito de sua Global Health Initiative (GHI), em colaboração com o Child Mind Institute (CMI).

Press Releases

8 de Setembro, 2025

Queremos saber
sua opinião

Conte pra gente que temas você gostaria de ver no nosso site